Menu

Percursos Curriculares Alternativos (PCA)

 Os percursos curriculares alternativos são ofertas educativas promovidas pelas escolas que têm em consideração as necessidades dos alunos, de forma a assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória e combater a exclusão.

Os PCA destinam-se aos alunos até aos 15 anos de idade, inclusive, que se encontrem em qualquer das seguintes situações:

  • Insucesso escolar repetido;
  • Problemas de integração na comunidade escolar;
  • Risco de abandono escolar;
  • Dificuldades condicionantes da aprendizagem (forte desmotivação, elevado índice de abstenção, baixa auto-estima e falta de expectativas)

 

A estrutura curricular destes percursos tem como referência os planos curriculares do ensino regular, acrescida de uma formação artística, vocacional, pré-profissional ou profissional que permita uma abordagem no domínio das artes e ofícios, das técnicas ou das tecnologias em geral.

A obtenção de certificação escolar do 9.º ano de escolaridade através de um PCA permite ao aluno o prosseguimento de estudos num dos cursos do nível secundário de  educação. No entanto, o  prosseguimento de estudos em cursos científico-humanísticos só é possível desde que o aluno realize exames nacionais nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Notícias e Destaques

Workshop: O Projeto Educativo Municipal e a Carta Educativa de 2ª Ger@ção - Instrumentos Complementares16 Abr. 2015 15:07
Workshop: O Projeto Educativo Municipal e a Carta Educativa de 2ª Ger@ção - Instrumentos Complementares


A Via Educação, atenta às necessidades dos municípios e às exigências que os processos de descentralização de competências e de territorialização da educação exigem, vai realizar em Faro, com o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Algarve, já no próximo dia 29, um workshop cujo tema será "Projeto Educativo Municipal & Carta Educativa de 2.ª Ger@ção - Instrumentos Complementares".

Esta Iniciativa que decorrerá das 14h00 às 17:30 na Direção de Serviços da Região Algarve em Faro, é dirigida a técnicos e dirigentes [ ... ]

Ler mais...
Escolas do Algarve participam na Algarve Nature Week16 Abr. 2015 10:19
Escolas do Algarve participam na Algarve Nature Week


A Região de Turismo do Algarve (RTA) organiza este ano, pela primeira vez, a Algarve Nature Week, um evento de animação e promoção turística totalmente dedicado ao turismo de natureza, que decorre entre 11 e 19 de abril.
A Algarve Nature Week pretende dar a conhecer a beleza natural do território algarvio e proporcionar uma experiência global de atividades ao ar livre nas áreas classificadas da região. Caminhadas, mergulho, observação de aves, passeios de bicicleta, passeios de barco, canoagem, remo, passeios a cavalo e burro, surf, bodyboard, kitesurf e observação de cetáceos são [ ... ]

Ler mais...
Exposições sobre a prevenção dos maus tratos na infância09 Abr. 2015 10:48
Exposições sobre a prevenção dos maus tratos na infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagos organiza um ciclo de exposições sobre a prevenção dos maus tratos na infância, que irá decorrer entre 9 e 29 de abril.

Ler mais...
Conferência - “Os arquivos da educação. Tentativa de definição de uma política arquivística” – Faro 18 de abril09 Abr. 2015 09:49
Conferência - “Os arquivos da educação. Tentativa de definição de uma política arquivística” – Faro 18 de abril

Promovida pelo Entre Arquivos em parceria com a DGEstE-DSRAL, a conferência terá lugar no dia 18 de abril, na EB 2,3, Dr. José de Neves Júnior, em Faro, das 15h às 17h e será proferida pelo Dr. Miguel Infante, Diretor de Serviços de Documentação e de Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência.

A entrada é livre e será emitido certificado de frequência.

Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Évora e tem como objetivo descentralizar a realização de conferências que, [ ... ]

Ler mais...
Campanha “Descobre a tua cor!”07 Abr. 2015 10:48

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM), através da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) promoveu, no dia 21 de março, a campanha “Descobre a tua cor” no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.
Com o objectivo de sensibilizar a opinião pública para a temática da discriminação racial e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a CICDR, órgão especializado para receber as queixas motivadas por práticas discriminatórias em Portugal, esta campanha assenta na difusão de um jogo online, “Descobre a tua cor”.

Para aceder [ ... ]

Ler mais...
Outros Artigos

Projetos e Programas


 

Calendário de Eventos

Abril 2015
D S T Q Q S S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

IR PARA O INICIO