Menu

Percursos Curriculares Alternativos (PCA)

 Os percursos curriculares alternativos são ofertas educativas promovidas pelas escolas que têm em consideração as necessidades dos alunos, de forma a assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória e combater a exclusão.

Os PCA destinam-se aos alunos até aos 15 anos de idade, inclusive, que se encontrem em qualquer das seguintes situações:

  • Insucesso escolar repetido;
  • Problemas de integração na comunidade escolar;
  • Risco de abandono escolar;
  • Dificuldades condicionantes da aprendizagem (forte desmotivação, elevado índice de abstenção, baixa auto-estima e falta de expectativas)

 

A estrutura curricular destes percursos tem como referência os planos curriculares do ensino regular, acrescida de uma formação artística, vocacional, pré-profissional ou profissional que permita uma abordagem no domínio das artes e ofícios, das técnicas ou das tecnologias em geral.

A obtenção de certificação escolar do 9.º ano de escolaridade através de um PCA permite ao aluno o prosseguimento de estudos num dos cursos do nível secundário de  educação. No entanto, o  prosseguimento de estudos em cursos científico-humanísticos só é possível desde que o aluno realize exames nacionais nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Notícias e Destaques

II Congresso Nacional da Formação Profissional "Pensar a Formação: Transferência e Competitividade" - Lisboa - 9 de abril de 201529 Jan. 2015 09:16
II Congresso Nacional da Formação Profissional

Numa iniciativa da Forma-te, ISCTE-IUL e TAP, irá ter lugar no próximo dia 9 de abril em Lisboa, no Grande Auditório do ISCTE-IUL, o II Congresso Nacional da Formação Profissional "Pensar a Formação: Transferência e Competitividade" que visa dinamizar o sector da formação profissional, juntando os seus principais actores e dinamizadores. 

Com esta iniciativa pretende-se refletir sobre os fatores que podem condicionar e potencializar os contributos da formação para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações. Para além da reflexão crítica e sistematizada sobre estes [ ... ]

Ler mais...
Concurso de Ideias INOVA! 2014-201526 Jan. 2015 10:05
Concurso de Ideias INOVA! 2014-2015

No âmbito do Concurso de Ideias INOVA! 2014-2015 decorre, desde o passado dia 10 de janeiro e até 20 de março, o período de submissão de candidaturas ao concurso.
As candidaturas deverão ser submetidas no Portal de Candidaturas da Iniciativa, no sítio da internet: http://iniciativainova.pt/
Na página eletrónica da DGEstE, está disponível informação relativa às novidades desta edição do concurso, assim como a nova edição do seu Regulamento que também pode ser consultado aqui.

Ler mais...
Prémio Criatividade e Inovação na Formação 2015 - Candidaturas até 9 de março22 Jan. 2015 16:45

Está a decorrer desde 14 de janeiro e até 9 de março o prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Criatividade e Inovação da Formação 2015. Promovida pela Forma-te - Comunidade de Aprendizagem de Formadores e Professores e dos Profissionais da Formação e Ensino Profissional, a iniciativa pretende promover e valorizar as boas práticas em formação, desenvolvidas pelas Entidades Formadoras de Portugal. O Prémio Criatividade e Inovação da Formação 2015 será atribuído em sessão pública a realizar no dia 9 de Abril de 2015, no II Congresso Nacional da Formação Profissional [ ... ]

Ler mais...
Fundação Calouste Gulbenkian - Concurso Educação Especial 201522 Jan. 2015 15:12

No âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações, a Fundação Calouste Gulbenkian continua a apoiar atividades e ações inovadoras que promovam a educação, designadamente no âmbito da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social das crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Estes projetos devem identificar, projetar e desenvolver experiências concretas, que permitam criar condições para uma efetiva melhoria da qualidade das aprendizagens destas crianças e jovens.

As candidaturas podem ser enviadas para o Programa Gulbenkian Qualificação [ ... ]

Ler mais...
XVI Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável22 Jan. 2015 14:38

No âmbito da Década das Nações Unidas para a Biodiversidade, da Década das Nações Unidas sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, dos objetivos da Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, do Ano da Luz e do Ano do Solo , o FAPAS promove a realização das XVI Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável nos dias 18 e 19 de abril, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.  A data limite para inscrição é 10 de abril de 2015.

Consulte aqui o programa das jornadas.

Ler mais...
Outros Artigos

Projetos e Programas


 

Calendário de Eventos

Janeiro 2015
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

IR PARA O INICIO