Menu

Percursos Curriculares Alternativos (PCA)

 Os percursos curriculares alternativos são ofertas educativas promovidas pelas escolas que têm em consideração as necessidades dos alunos, de forma a assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória e combater a exclusão.

Os PCA destinam-se aos alunos até aos 15 anos de idade, inclusive, que se encontrem em qualquer das seguintes situações:

  • Insucesso escolar repetido;
  • Problemas de integração na comunidade escolar;
  • Risco de abandono escolar;
  • Dificuldades condicionantes da aprendizagem (forte desmotivação, elevado índice de abstenção, baixa auto-estima e falta de expectativas)

 

A estrutura curricular destes percursos tem como referência os planos curriculares do ensino regular, acrescida de uma formação artística, vocacional, pré-profissional ou profissional que permita uma abordagem no domínio das artes e ofícios, das técnicas ou das tecnologias em geral.

A obtenção de certificação escolar do 9.º ano de escolaridade através de um PCA permite ao aluno o prosseguimento de estudos num dos cursos do nível secundário de  educação. No entanto, o  prosseguimento de estudos em cursos científico-humanísticos só é possível desde que o aluno realize exames nacionais nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Notícias e Destaques

Roadshow do Ensino e Formação Profissional chega a Faro15 maio 2015 15:15
Roadshow do Ensino e Formação Profissional chega a Faro

O Roadshow do Ensino e Formação Profissional, subordinado ao lema "Projeta o teu futuro", chega, dias 20 e 21 de maio, ao Algarve, com uma mostra alargada dedicada ao ensino profissionalizante que se estende a vários locais, em Faro (Jardim da Alameda João de Deus, instalações da Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ e Biblioteca Municipal Ramos Rosa). Organizada pela Agência Nacional para Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Instituto do Emprego e Formação Profissional [ ... ]

Ler mais...
II Encontro Cruzar SABERES / Consolidar CONHECIMENTOS: As Artes na Educação30 Abr. 2015 16:06
II Encontro Cruzar SABERES / Consolidar CONHECIMENTOS: As Artes na Educação

O agrupamento de escolas José Belchior Viegas organiza o II Encontro Cruzar SABERES / Consolidar CONHECIMENTOS: As Artes na Educação no dia 9 de maio de 2015 que irá ter lugar no auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas - São Brás de Alportel.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição que decorre até 5 de maio em http://goo.gl/forms/2TOAUuoAWC.

Consulte aqui o programa do encontro e o cartaz.

Ler mais...
Oficina de Formação "CAPOEIRA - Um Património Cultural Imaterial da Humanidade na Educação"30 Abr. 2015 15:51
Oficina de Formação

A organização deste evento surge de uma parceria de cooperação entre o Centro de Formação Dr. Rui Grácio e a Escola Internacional de Aljezur. Ambas as instituições fazem parte da ASPnet - rede de escolas associadas da UNESCO - e conceberam esta formação no âmbito do ciclo de oficinas de formação Património Cultural Imaterial. A oficina irá realizar-se em Lagos, no dia 4 de maio de 2015, na Escola Secundária Júlio Dantas, entre as 17.30h e as 21.30h.

São destinatários todos os professores de todos os níveis de ensino e, em particular, os professores de Educação Física e os [ ... ]

Ler mais...
Oficina de Formação: Emergência Pediátrica - Sabe o que fazer numa emergência súbita?30 Abr. 2015 15:33
Oficina de Formação: Emergência Pediátrica - Sabe o que fazer numa emergência súbita?

A Fundação António Silva Leal, entidade formadora certificada pela DGERT, irá realizar uma oficina de formação sobre Emergência Pediátrica no dia 9 de maio em Faro e 16 de maio em Albufeira. Esta formação destina-se a Professores(as), Educadores(as), Auxiliares de infância, Pais e todo o público interessado na temática.

Consulte aqui o cartaz.

Ler mais...
Curso de Formação: Dislexia – Abordagens metodológicas em Inglaterra e em Portugal30 Abr. 2015 15:28
Curso de Formação: Dislexia – Abordagens metodológicas em Inglaterra e em Portugal


No âmbito da experiência do projeto europeu Comenius-Regio “School Radio for Learning” - levado a cabo pelo Ministério da Educação e Ciência - DGEstE-DSRAL, pelo Centro de Formação Rui Grácio e por escolas do Algarve, em parceria com Southwark Council, a Aculco Radio e escolas de Southwark,  Londres - foram detetadas necessidades de formação de professores no âmbito da Dislexia, o que  deu azo à conceção e organização de um curso sobre esta temática, tendo em conta a experiência  e a partilha científico-pedagógica entre as duas regiões.
A dislexia é uma desvantagem oculta [ ... ]

Ler mais...
Outros Artigos

Projetos e Programas


 

Calendário de Eventos

Maio 2015
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

IR PARA O INICIO