Menu

Percursos Curriculares Alternativos (PCA)

 Os percursos curriculares alternativos são ofertas educativas promovidas pelas escolas que têm em consideração as necessidades dos alunos, de forma a assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória e combater a exclusão.

Os PCA destinam-se aos alunos até aos 15 anos de idade, inclusive, que se encontrem em qualquer das seguintes situações:

  • Insucesso escolar repetido;
  • Problemas de integração na comunidade escolar;
  • Risco de abandono escolar;
  • Dificuldades condicionantes da aprendizagem (forte desmotivação, elevado índice de abstenção, baixa auto-estima e falta de expectativas)

 

A estrutura curricular destes percursos tem como referência os planos curriculares do ensino regular, acrescida de uma formação artística, vocacional, pré-profissional ou profissional que permita uma abordagem no domínio das artes e ofícios, das técnicas ou das tecnologias em geral.

A obtenção de certificação escolar do 9.º ano de escolaridade através de um PCA permite ao aluno o prosseguimento de estudos num dos cursos do nível secundário de  educação. No entanto, o  prosseguimento de estudos em cursos científico-humanísticos só é possível desde que o aluno realize exames nacionais nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Notícias e Destaques

Projeto “Heróis da Fruta” implementado nas escolas em mais de metade dos concelhos de Portugal11 Dez. 2014 10:36
Projeto “Heróis da Fruta” implementado nas escolas em mais de metade dos concelhos de Portugal

A quarta edição do programa, desenvolvido pela APCOI, que incentiva as crianças a consumir mais fruta decorre até ao final do ano letivo 2014/2015.

Depois do sucesso das três edições anteriores que envolveram a participação de 136.205 alunos, a APCOI - Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil voltou a lançar o desafio às escolas de todos os distritos de Portugal Continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira para continuarem a prevenir a obesidade infantil e as restantes doenças associadas, no ano letivo 2014-2015.  Escolas de 161 dos 308 concelhos portugueses [ ... ]

Ler mais...
Colóquio "Assises du français"10 Dez. 2014 10:11
Colóquio

Nos próximos dias 15 e 16 de dezembro a UALg e a APEF organizam as II Assises du Français (programa em anexo), iniciativa que decorrerá no Anfiteatro Teresa Gamito (ed. 1, campus de Gambelas).  Todas as informações estão disponíveis em http://assisesdufrancais.com.  Os potenciais interessados, que não tenham oportunidade de se deslocar a Gambelas, poderão acompanhar o colóquio em direto via internet, uma vez que o mesmo será integralmente difundido em streaming em http://live.fccn.pt/ualg/francais/. Neste sentido, a organização agradece comentários, opiniões, ou [ ... ]

Ler mais...
Concurso Inês de Castro 2014/2015 na modalidade de Artes Performativas03 Dez. 2014 14:55
Concurso Inês de Castro 2014/2015 na modalidade de Artes Performativas

A 7ª edição do Concurso Inês de Castro é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams e a colaboração do Diário de Coimbra. Baseado nos «Percursos de Pedro e Inês», desde a sua primeira edição, o concurso visa promover o conhecimento dos contextos e lugares históricos, geográficos, sociais, políticos, económicos, literários e afetivos que se relacionam direta ou indiretamente com o romance de D. Pedro e de D. Inês.  Na 7ª edição – ano letivo 2014/2015 – os trabalhos a concurso podem ser elaborados [ ... ]

Ler mais...
"Corre, corre António" - 2ª edição03 Dez. 2014 14:43

Inserido no Programa Escola Ativa, a escola básica de Santo António, Vila Real de Santo António, organiza no próximo dia 5 de dezembro a segunda edição do evento "Corre, corre António". Nesta edição serão realizadas diferentes provas de promoção da atividade fisica desportiva, em especial o atletismo (mini corta - mato), contando com a participação de todos os alunos da escola (cerca de 300 das 13 turmas do ensino Pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico).

Ler mais...
Projeto Mini Empreendedores 2015 - criação do próprio brinquedo03 Dez. 2014 12:32
Projeto Mini Empreendedores 2015 - criação do próprio brinquedo

Tendo como principal objetivo incutir nos jovens do 1º e 2º ciclos de escolaridade uma consciencialização ecológica e sustentável, juntamente com o espírito empreendedor, lança um desafio irresistível para qualquer criança: a criação do seu próprio brinquedo!

Caso uma escola ou agrupamento pretenda participar no Projeto, deverá nomear um “Tutor”, um Professor que ficará responsável pela intermediação entre a Science4you e a entidade que representa. Este poderá fazer a inscrição da entidade através do link: http://www.science4you.pt/mini-empreendedores/inscricoes.  As inscrições [ ... ]

Ler mais...
Outros Artigos

Projetos e Programas


 

Calendário de Eventos

Dezembro 2014
D S T Q Q S S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

IR PARA O INICIO